quarta-feira, 25 de março de 2020

Projeto Ler e Escrever por Prazer 2019


Sem sombra de dúvidas ver uma criança lendo e escrevendo por prazer é uma realização de um sonho para um professor, pois é através da leitura que as nossas crianças podem adquirir um vocabulário de mundo excepcional e, concomitante a isso, desenvolver a capacidade de interpretar os problemas socioeconômicos e culturais do nosso planeta, isso de uma forma crítico e consciente, sabendo assim o seu papel enquanto cidadão na sociedade atual.
Além do já relatado acima, não se pode esquecer o desenvolvimento da imaginação lúdica da criança no processo de seu crescimento emocional e cognitivo. O projeto Ler e Escrever por Prazer é um ponto de partida para tal, uma vez que a criança ao ler as historinhas durante o desenrolar do programa e posteriormente reescrevendo-as como forma de resumo, estão ganhando bagagem para criar seu próprio texto que estará presente no produto final do projeto: um livro contendo todas as histórias escritas nas quais eles serão os autores e ilustradores de suas próprias criações.
A criança que lê, quase que diariamente, tem maiores chances de se desenvolver como um todo, intelecto e emocionalmente e sem dúvida, seu nível de vocabulário é bem mais rico que os demais que não levam consigo esse costume.
Ao ler os textos de cada criança você poderá perceber quão interessante é a mente desses pequenos. Com certeza esse livro é o resultado satisfatório de um período de muita força de vontade de todos os envolvidos no projeto.
Boa leitura!

Anselmo Santana - Professor titular


Nenhum comentário:

Postar um comentário