Sem sombra de dúvidas ver uma criança lendo e
escrevendo por prazer é uma realização de um sonho para um professor, pois é
através da leitura que as nossas crianças podem adquirir um vocabulário de
mundo excepcional e, concomitante a isso, desenvolver a capacidade de
interpretar os problemas socioeconômicos e culturais do nosso planeta, isso de
uma forma crítico e consciente, sabendo assim o seu papel enquanto cidadão na
sociedade atual.
Além do já relatado acima, não se pode esquecer o desenvolvimento da
imaginação lúdica da criança no processo de seu crescimento emocional e cognitivo.
O projeto Ler e Escrever por Prazer é um ponto de partida para tal, uma vez que
a criança ao ler as historinhas durante o desenrolar do programa e
posteriormente reescrevendo-as como forma de resumo, estão ganhando bagagem
para criar seu próprio texto que estará presente no produto final do projeto:
um livro contendo todas as histórias escritas nas quais eles serão os autores e
ilustradores de suas próprias criações.
A criança que lê, quase que diariamente, tem maiores chances de se
desenvolver como um todo, intelecto e emocionalmente e sem dúvida, seu nível de
vocabulário é bem mais rico que os demais que não levam consigo esse costume.
Ao ler os textos de cada criança você poderá perceber quão interessante
é a mente desses pequenos. Com certeza esse livro é o resultado satisfatório de
um período de muita força de vontade de todos os envolvidos no projeto.
Boa leitura!
Anselmo Santana - Professor titular
Nenhum comentário:
Postar um comentário